sino

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MERGULHOS SALUTARES OU DRAGÕES INDOMÁVEIS?

MERGULHOS SALUTARES OU DRAGÕES INDOMÁVEIS?




Diante da mesma situação, as pessoas tem reações diferentes.

Para alguns, enfrentar determinadas coisas é como mergulhar nas águas de uma lagoa morna e transparente.

Para outras, é como ter que enfrentar um dragão.

De onde vem isso?

Mais uma vez, nossa relação com o medo e a insegurança que nos invade aos poucos ao longo da vida pode culminar em distúrbios emocionais sérios e principalmente em uma vida sem realizações.

Reich entre outras coisas demonstrou bem essa situação ao descrever as couraças musculares.

Nas diversas técnicas de relaxamento (como disse anteriormente) e meditação, também é fácil perceber as dificuldades que alguns de nós tem para retomar um ponto de equilíbrio, usar em cada novo desafio o seu potencial total, sem se portar como alguém que já foi nocauteado antes de a luta começar.

A cada nova experiência desagradável vamos nos “encolhendo”, retraindo e tornando nosso corpo mais rígido verdadeiras armaduras de carne. Nossa respiração deixa de ser natural e muda com nossos humores. Muitos chegam à perda total de contato com o próprio corpo, com a própria razão.

Isso traz a perda da autoconfiança exatamente em situações onde ela é mais importante, como em uma entrevista de trabalho, falar em público, fazer algo pela primeira vez.

O fato é que isso é causado pela nossa longa jornada de absorção de “golpes”, agressões emocionais, passos descuidados que tiveram sua conseqüência.

Há dois caminhos possíveis: Ou você enfrenta o dragão, ou mergulha no lago...

Como?

Faça uma varredura na sua história pessoal. Localize onde tudo começou. Veja a situação com seus olhos de hoje!Use as armas que acumulou ao longo do tempo e descobrirá que muitas vezes pode transformar o dragão em um gatinho fofo ou um patinho de borracha para brincar no lago!

Volte ao seu centro. Ouça aquela criança livre que você foi um dia e se for preciso dê a ela as explicações devidas, ela vai entender.

Um comentário:

  1. Interessante Patricia: Ouvir a nossa criança interior e lhe dar explicações que ela enenderá...
    Com certeza começariei a fazer isto, para que no próximo "embate" eu mantenha a serenidade.
    Obrigada pelas sábias palavras.
    Bjoo*

    ResponderExcluir