sino

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Coincidências?

COINCIDÊNCIAS OU O ÓBVIO ULULANTE?











Como eu disse lá no começo, há muita semelhança entre os escritos de várias religiões, na verdade em todas, e nas teorias filosóficas de todo tipo.

É uma pena que cada um queira puxar a “sardinha” para seu próprio lado e com isso os menos avisados passam a vida se debatendo com suas incertezas, embora pudessem resolver questões existenciais diversas com uma leitura simples de textos consagrados, sagrados ou profanos...

Quer ver? Vamos lá:

Na Bíblia:

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso, se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mat.6:22-6:23)

No Talmude (Judaísmo)

“Não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos” (aprendi com José Luiz Goldfarb)



Sabedoria Tupi (também segundo Goldfarb)

“A beleza está nos olhos de quem vê”

Na Seicho no ie (Kanro no hoou)

“Os sentidos captam senão projeções da mente (...) Tudo que podeis perceber através dos sentidos são projeções da mente e não a realidade prima”

Em A verdade da Vida Vol 22:

“Se a chuva que cai lá fora incomoda a ti que estás dentro de casa, é porque tua mente está presa a ela”

Em “O Segredo”:

“Louve e abençoe tudo no mundo e você dissolverá a negatividade e a desavença e se alinhará com a alta freqüência do amor”

Em “Revelações da Luz e das Trevas” de Luiz A. Gasparetto e Lucio Morigi

“Tudo depende do ponto de vista. As coisas são neutras. De como as vemos é que vai depender o significado, o tipo de experiência que teremos”

No Budismo Tibetano (Dilgo Khyentse Rinpoche)

“Como se manifesta o samsara? Ao tomarmos consciência do que nos rodeia, através dos cinco sentidos, formam-se no nosso espírito múltiplos sentimentos de atracção e repulsa. Não são as percepções em si que nos mantêm no samsara, mas a maneira como reagimos e as interpretamos”.

Budismo Nitiren (Daisaku Ikeda)

“As palavras podem criar tanto felicidade como sofrimento. Procure sempre falar palavras que inspirem autoconfiança, alegria e esperança”

No Astrologia Real (Oscar Quiroga)

“Empreender com alegria o esforço necessário é a marca evidente do espírito. A preocupação que conduz ao desespero é o claro sinal de afastamento do espírito. Isso não acontece, a gente faz acontecer.”

Acho que deu prá entender, não é?

Se quisesse escreveria páginas e mais páginas de textos com o mesmo significado escritos em todos os tempos!

Ainda poderíamos citar palavras que foram passadas de boca em boca ao longo dos tempos por avós, bisavós e que nos dariam a mesma idéia: podemos pintar nosso mundo com a cor que desejarmos.

Eu prefiro um rosa, um azul que transmita tranqüilidade, um branco que dê a idéia de paz.

E você?

3 comentários:

  1. eu também prefiro o branco que aspira paz, o azul que transmite a tranquilidade, e o rosa que representa o que há de mais belo e perfeito no mundo, a mulher!
    NAM-MYOHO-RENGUE-KYO

    ResponderExcluir
  2. A visão de mundo de cada um determina a própria vida.
    Somos o que optamos ser, por nossa visão direcionada ao bem ou ao mal. A nossa sintonia determina o que nos chegará aos olhos e, por consequência, como será nossos dias.

    Sobre o tema, especificamente, costumo dizer que as religiões nada mais são que caminhos diferentes que levam a um mesmo lugar; todas são válidas, se a intenção é realmente maior e de boa fé.

    Todas as religiões, como vc diz com muita propriedade, apenas pregam coisas boas e éticas. A deturpação da mensagem vai do interesse - as vezes escuso - de cada um.

    Abraços!
    Fica bem e em paz!

    ResponderExcluir
  3. Desculpem...: '...como serão nossos dias'!

    ResponderExcluir