sino

terça-feira, 12 de março de 2013

Paz e Tal que tal?



Já há alguns meses, venho notando que as pessoas à minha volta, seja no trabalho, entre amigos e até nas redes sociais andam extremamente tensas e agressivas.

Não que isto já não esteja sendo considerado "normal" por todos, mas a coisa vem se agravando é só observar os noticiários e ver que a cada dia as pessoas perdem o controle por coisas bobas, sem sentido algum.

Isso pode ser chamado de comum, mas não é normal.

Nos últimos tempos, passamos por muitas situações estressantes como escândalos políticos, aumento de criminalidade, eleições e até uma renúncia Papal. Muitos dirão que nada disso tem a ver com eles, que não interfere em suas vidas. Isto é ilusão. Interfere sim, já que você tem reações, mesmo que apenas mentais diante de tudo o que vê e ouve. Se você é favorável ao que ocorre, em geral sente uma sensação íntima de alegria, de satisfação. Se você é contrário ao que se passa um grau de tensão vai acontecer com intensidade proporcional ao nível de ameaça que as situações representam pra você.

E cá prá nós, ô mundo complicado esse nosso!

Como diz o Dalai Lama, tudo o que queremos (todos nós, sem exceção) é fugir do sofrimento e alcançar a felicidade.

O problema é que para isso, alguns são capazes de atropelar a tudo e a todos!

Em  meu trabalho no consultório , assisto ao aumento absurdo no consumo de tranquilizantes e anti depressivos e tudo o que isso significa.

Mais estranho ainda é ver o espanto das pessoas quando sentem-se melhores a cada passo da terapia.

Os maiores problemas do ser humano hoje são a falta de conhecimento sobre si mesmo, a baixa auto estima e as reações impulsivas, imediatistas que tem. Tudo fruto da  falta de respeito pelo espaço e opinião alheios e pelo seu próprio!

Por outro lado tem sido muito bom assistir à recuperação de pacientes com o uso de técnicas tão simples como as de relaxamento autógeno ou meditação. Só me fica a dúvida: eles não sabiam que é possível? Pelo jeito não!.

O treinamento autógeno e a meditação, são técnicas independentes de fatores culturais ou religiosos. Todos podem aprender. Não são caros e trazem benefícios inimagináveis especialmente quando combinados com a psicoterapia.

É muito comum que resultados de exames laboratoriais tenham alterações positivas, que os médicos possam reduzir medicação de uso contínuo e principalmente a sensação de auto controle, de melhor organização que os pacientes relatam em muito pouco tempo de treino .

Quer ideias de quando ou como  este tipo de terapia pode ser usado? Vamos lá:

- em todos os sintomas psicosomáticos.
- em períodos de stress elevado (vestibular, gravidez, pré e pós operatório, luto, excesso de trabalho...)
- como coadjuvante no tratamento de doenças crônicas como a hipertensão arterial e o diabete, que são muito reforçados pelo desequilibrio emocional
- fases de cansaço extremo por excesso de atividades.
- falta de concentração e prejuízo de memória.

e em tudo o mais que possa causar desconforto físico e emocional gerado por este mecanismo de reação adaptativa do corpo e da mente.

Não é mágica, é um processo psicofisiológico que depende de pouco tempo de instrução e treino constante.

Os benefícios são notados a partir da crescente sensação de autonomia e auto controle alcançados.

Simples assim: Paz e tal, que tal?


Um comentário: