sino

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Não Julgarás

NÃO JULGARÁS






Sabe, acho que esqueceram de incluir o “Não Julgarás” aos 10 mandamentos.

Tá certo que as pessoas há muito tempo burlam os 10 mandamentos (ao menos a maioria deles) o tempo todo. E com o 11º não surtiria outro efeito.

Mas julgar alguém é algo muito complexo.

Seria muito melhor que nos limitássemos a pensar, fazer e compartilhar o que temos de melhor.

Se o outro te parece pouco prático, pouco inteligente, pouco capaz, procure considerar que ele está em um estágio de desenvolvimento diferente do seu e que é bem provável que como você o ultrapasse um dia.

E considere também, que se você perder seu tempo, com o dedo em riste, julgando-o, corre o risco de perder o trem da história, estagnar e ser ultrapassado por ele. Aí, vai reclamar, não vai entender o que ou como aconteceu.

Além do que, nem todos gostam de melancia....

Julgar os outros pelo que apreciam, também é uma bobagem.

Você gosta dos filmes de Ingmar Bergmann?

Seu vizinho prefere os da Xuxa?

Então vai cada um assistir ao que gosta!

Vão discutir prá que?

Pense cada um se sente bem com algo diferente.

Ou você procura sua turma e convive bem com as outras ou esse nosso mundo jamais terá a chance de melhorar.

5 comentários:

  1. Não julgar é uma ação muito difícil para uma sociedade baseada em estereótipos, em pré conceitos onde você vale mais pelo que tem do que pelo o que é.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, gosto muito dos seus textos, são convites a reflexão.
    Porém, discordo do que foi escrito, achei a proposta boa, porém a lógica errada.
    Todos precisam viver em turmas, Grupos ou bandos? Me veio a cabeça os lemas do PT. Faça o que seu mestre mandou!
    Aliás essa deveria ser a negativa de cada ser em busca de evolução. O ser livre e gostar de si mesmo sem necessitar do outro para completar-se, não deveria ser o objetivo maior em cada ser?
    Não deveriamos trasitar entre grupos e levarmos conosco apenas o que nos coube de melhor? O que não nos coube jogamos fora? Não devemos nos submetermos ao pensamento "coletivo de um grupo", afinal voce mesma escreveu em seu textos anterior sobre isso. Quantos grupos vc mesma já teve durante sua vida?
    Por vezes assistimos comportamentos espantosos, nos dão a nitida impressão de um bando de macacos repetindo o que o lider mandou.
    E infelizmente essa é alienação total da "inteligencia" do ser humano, ou até mesmo persistencia em um erro grave que a internet gerou.
    Creio que devemos repensar se a internet está mesmo influenciando de forma construtiva os jovens ou se são apenas mais uma forma de alienação.
    Acompanho seguidores que ficam online dia e noite sistematicamente. Alimentam-se na frente dos seus equipamentos da internet, talvez levem até o banheiro seus ipod, ipads e outros equipamentos. São viciados em celulares e redes sociais, enturmam-se facilmente pois não querem contrariam seu "lider" para serem aceitos, mesmo que tenham consciencia que estão negligenciando suas próprias vidas. E em alguns casos até cometendo crimes...
    Não sei se viver em turma é bom, criei três sobrinhos totalmente LIVRES de turmas e grupos, são meninos inteligentes que sabem discernir o certo do errado sem serem manipulados, pois ouvem todos, lêem todos. Porém, não se prendem a nenhuma "turma" fixa e tão poucos são influenciáveis.
    Se vc não quiser aceitar meu post fique a vontade.
    Um beijo
    Telma

    ResponderExcluir
  3. Se fosse apenas "O Não Julgarás", que o mundo transgride, poderia até dar-se um desconto...embora perante a Lei de Deus basta transgredirmos um apenas, para sermos culpados de todos.E o não julgar,a bíblia ensina:"Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão..." É,isso,amiga!Parabéns pela relevância do teu texto!

    ResponderExcluir
  4. Patrícia, a gente só sente o drama que é o julgamento quando acontece com a gente, quando os outros nos julgam e o fazem de forma grosseira e não verdadeira. E isso deve acontecer quando julgamos os outros também, podemos errar, ferir ou perder o que o outro tem de bom a nos ensinar. Enfim, difícil é o ato de não julgar, pois já vem naturalmente em nosso viver. Mas tentar é preciso!
    Excelente texto para reflexão! Promove opiniões variadas.
    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente vivemos em um mundo onde julgamos e somos julgados o tempo todo. Basta ver como Sao tratados os ricos e famosos, e como Sao tratados os pobres e oprimidos. Isso e uma forma de julgamento. Seria realmente maravilhoso se as pessoas ao menos parassem para conhecer o outro ao menos para ter um julgamento mais justo. Parabens pelo texto, uma reflexão muito importante.

    ResponderExcluir