sino

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Mandalas no Carnaval






 “A mandala possui uma eficácia dupla: 
conservar a ordem psíquica se ela já existe; restabelecê-la, 
se desapareceu. Nesse último caso, exerce uma função 
estimulante e criadora.”  C.G.Jung







O carnaval está chegando. Muita gente cai na folia já na sexta e só volta na quarta de cinzas. Acho ótimo! Fiz isso muitas vezes e adoro! 

Mas há os que preferem se dedicar a atividades de relaxamento e introspeção, como acontece agora com meu grupo.

Há muitas formas e ferramentas para que possamos usar os dias livres no reequilíbrio físico e mental. Podemos fazer isso usando a meditação, os mudras, as técnicas de relaxamento, as terapias corporais ou um mix disso tudo.

Como orientadora de work shops terapêuticos vi muitos bons resultados com esse trabalho. 

Você pode trabalhar sozinho caso tenha conhecimento suficiente de alguma das ferramentas citadas ou pode buscar ajuda de um terapeuta de forma individual ou em grupo.

Para quem gostou da ideia, vou sugerir para o período do carnaval uma ferramenta simples e muito eficiente , as mandalas.



A palavra mandala significa círculo em sânscrito e também é conhecida como um centro de concentração energética.

 É encontrada em várias culturas e religiões como objeto pelo qual se desenvolvem ritos de   adoração ou simples elemento decorativo .
E são lindas!

Na internet, há vários modelos de mandalas prontas ou para colorir. 

Você escolhe o que pretende usar.

Como usar as mandalas:

As mandalas podem ser usadas para simples contemplação.

 Neste caso, sente-se de forma confortável em um local tranquilo e mantenha a mandala ao alcance dos seus olhos.

Sem pensar em nada e respirando de forma suave mas completa, apenas a observe, veja cada detalhe, em qualquer direção que preferir.


Você também pode usa-las como instrumento de meditação:

- Usando os trabalhos disponíveis na rede como este: http://youtu.be/wo40VZVKzEo



-Se sua intenção é a interiorização, o voltar-se para si mesmo, comece a observa-la de fora para dentro até chegar ao seu centro.
 
Neste ponto coloque todo o seu ser, projete ali muito amor, muita paz, saúde e tudo aquilo que o faz feliz.

-Se você busca expansão de seu ser ou se apenas gostaria de dividir seu amor com toda a humanidade, desenvolvendo a compaixão (excelente ideia!) parta do centro da mandala onde você vai projetar tudo o que há de melhor e vá em direção à parte externa do desenho sempre tendo em mente a evolução do que você deseja para si e para o mundo.

- Escolha um desenho ainda sem as cores, tenha à mão lápis coloridos em todos os tons que conseguir. 

Coloque a mandala à sua frente e respirando com tranquilidade olhe para o desenho durante algum tempo até que você sinta que está totalmente focada nele e na sua observação.

 Observando o desenho e as sensações que você tiver, escolha as cores que vai utilizar começando a pintar do centro para fora. 

Faça isso pelo tempo que quiser, considerando que você não está obrigado a terminar o trabalho de uma só vez. Você pode interromper e terminar em outra(s) sessões.

As cores que você usar tem significados, mas é melhor não se preocupar com isso e deixar essa interpretação para quem conhece melhor o assunto. 

Em todos os casos, termine sempre com alguns minutos de respiração consciente, inspirando e expirando todo o ar possível de forma tranquila.

 Depois, retome seu ritmo respiratório natural e entoe algum mantra ou uma oração, qualquer coisa que você prefira e que possa enviar ao universo um sentimento de agradecimento e desejos de paz.

É muito bom, sei que vão gostar.

Depois me contem como foi!



Namastê




Nenhum comentário:

Postar um comentário