sino

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

o ENEM no divã





É sempre assim, todos os anos, há muitos anos, na véspera de vestibulares importante, mais recentemente do ENEM a imprensa passa dias divulgando informações sobre a realização das provas.

Até aí, ótimo, afinal é importante saber como, onde, o horário, o que é permitido ou não levar para a sala de provas,etc.

O problema, é que entre as informações, insistem em falar em nervosismo, na insônia "certa" nos dias que antecedem o evento.

E mostram isso dizendo que é normal. E todo mundo acredita!

Lamento informar, mas não é normal. É apenas comum.

Ansiedade e insegurança são sentimentos possíveis na vida da maioria, mas nos últimos anos a ideia de que sentimentos tão ruins tem que ser vistos como normais vem ganhando intensidade e as pessoas praticamente exigem dos jovens que os demonstrem, que os sintam.

Mas não é nada disso!

Há muitos anos trabalho com pacientes ou grupos (entre eles os vestibulandos) ensinando técnicas de relaxamento e auto controle. Técnicas que deveriam fazer parte da bagagem de todos nós. Este trabalho reduz a ansiedade em relação às provas, assim como o fazem em diversas outras áreas de nossas vidas e isso leva a um desempenho melhor.

Muitos procuram ajuda durante o ano que antecede o vestibular. Outros, pouquíssimo antes das provas. Preciso dizer quem tem melhores resultados? 

Mas é importante que pais, professores e os próprios alunos entendam que medo, ansiedade, insegurança não são sentimentos desejáveis, que precisam ser compreendidos, combatidos e substituídos por calma, foco e segurança.



Se o aluno estudou e dedicou boa parte de seu tempo seguindo as normas necessárias para estar preparado para prestar o exame, deve ter fé em si mesmo, em suas competências e ir para a prova com equilíbrio, nunca com medo.

No mais, é cuidar para que na semana que antecede o exame, cuidar do sono e da alimentação, fazer revisões mas não esquecer de reservar um tempo de lazer ou de ócio mesmo.

E competir.

Se atingir boas médias, ótimo!.

Se não for bem, nada de desanimar afinal você já sabe muito e não recomeçará do zero.

Boa sorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário