sino

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Reich






Wilhelm Reich também foi discípulo de Freud. 

Era médico e provavelmente devemos a isso a sua busca pelos sentidos psicológicos das manifestações orgânicas.

Reich viveu o período de desenvolvimento de suas teorias no momento em que o mundo lidava com os efeitos da I Grande Guerra e da Revolução Russa.

 Em seu trabalho clínico, deparou-se com as dificuldades em aplicar as teorias psicanalíticas em pessoas vindas de camadas sociais muito humildes, com condições de vida onde conceitos como o Complexo de Édipo teriam que ser analisados sob pontos de vista diferentes do habitual.

Unindo então a psicanálise de Freud, sua experiência médica e as observações da pluralidade social, Reich chegou aos conceitos de Orgonomia (energia que flui em tudo), a Análise de Caráter e as Couraças Musculares.

Para entender melhor, vamos a uma definição básica dos conceitos de caráter e couraça.

O Caráter em Reich, é visto como uma resposta padrão que o indivíduo tem para com a vida e suas inúmeras situações às quais correspondem também atitudes físicas .

As Couraças  Musculares são "blindagens"  causadas por contrações que se tornam crônicas ao serem repetidas várias vezes como defesa a sensações e sentimentos. Elas podem surgir em 7 segmentos corporais pré definidos, cada um correspondente a uma fase do desenvolvimento. 

A terapia energética de Reich, inclui, além da análise do conteúdo verbal a análise corporal, trabalhando com exercícios físicos e respiratórios que reequilibrem o fluxo da energia no organismo com a dissolução das couraças.

Para quem for pesquisar mais a respeito, sugiro buscar informações também sobre a Bionergética de Alexander Lowen cuja base é a teoria Reichiana

Se querem minha opinião a respeito, digo que a Terapia Reichiana é muito interessante e muito eficaz. Suas ideias especialmente sobre o fluxo de energia no organismo se aproximam muito de teorias milenares  sobre o mesmo assunto, especialmente as desenvolvidas na Índia e na China, e quem me conhece sabe, ADORO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário