sino

quarta-feira, 20 de março de 2013

Psicoterapias

Olá Pessoas,

Foi só eu dizer que havia retomado o consultório e as pessoas começaram a fazer mil perguntas a respeito de psicoterapias.

Sim, assim, no plural, já que as técnicas são inúmeras.

Minha formação é psicanalítica (Freud), mas fiz extensões em Psicodrama e Psicodiagnóstico.

Minha opinião é de que a técnica utilizada deve adequar-se ao paciente considerando é claro o conhecimento do terapeuta.

Foram tantos anos ininterruptos de consultório que fica difícil dizer qual técnica foi mais utilizada. Adoro Jung e Rogers, tive formação na graduação em Terapia Cognitiva Comportamental... então, com foco no problema e no cliente, decidíamos a linha a utilizar.

Hoje, temos mais um importante caminho a desvendar, o da orientação psicoterápica on line. Recentemente regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia traz grandes possibilidades para aqueles que tem dificuldades de deslocamento ou que vivem em regiões onde a oferta de profissionais é muito pequena ou cria conflitos éticos como vi acontecer em cidades muito pequenas onde o terapeuta e o paciente se conhecem de muito perto pelas limitações geográficas mesmo, inviabilizando o atendimento. Ainda há algumas restrições, justificáveis, mas eu com certeza sou uma incentivadora de carteirinha da nova frente de trabalho e de auxílio para quem possa se beneficiar dela.

Assim, decidir falar brevemente  sobre as diversas linhas de trabalho em Psicoterapia como uma forma de "localizar as pessoas" e fornecer pequenos dados que possam orientar na busca de um conhecimento maior.

Começamos por onde? É, o astro do ramo: Freud (neste caso, ele é o cara!)


PSICANÁLISE:

 Talvez a técnica mais famosa de todas, a psicanálise é mais do que isto, é uma teoria de personalidade importante.

 Sigmund Freud, seu criador era austríaco, teve forte influência da cultura grega e usou no desenvolvimento de suas teorias pontos convergentes com a filosofia de Platão. 

Dizer que a Psicanálise é famosa não quer dizer que ela seja conhecida pela população leiga. Em geral o que sabem dela é que no consultório haverá um divã e que ela vai durar anos. "Sabem" também que a culpa será sempre da mãe!

É bem mais complexo. Freud nos trouxe conceitos importantes como os que seguem:

- Estrutura da Mente: é tripartite, constituindo-se pelas seguintes estruturas:

. Id - o mais instintivo, onde estão os impulsos vitais e que é regido pelo princípio do prazer.
. Superego -  eu o chamaria também de A Fábrica de Culpa! também é inconsciente e é o censor interno influenciado cultural e socialmente. Bloqueia os instintos do Id . Desenvolve-se entre os 6  anos e o inicio da adolescência.
. Ego - Ele é a estrutura dividida entre os desejos do Id e a repressão do Superego. 

- Importância do Impulso Sexual: Não... Freud provavelmente não tinha tempo para ler a Playboy ou coisa que o valha! O impulso sexual em sua teoria é algo bem mais amplo e  fala do princípio do prazer, da busca de satisfação e das neuroses causadas pela sua repressão. Aqui entram os conflitos entre Eros (pulsões de vida) e Thanatos (morte, que cessa os conflitos) e os Princípios de Prazer e de Realidade. 

-Mecanismos de Defesa: são as funções inconscientes do Ego, verdadeiras pegadinhas que são usadas de forma conflituosa, escondendo reais necessidades do Id. São eles: repressão , reação, projeção, regressão, substituição, sublimação e transferência.

- Interpretação dos Sonhos:  Talvez uma das colaborações mais importantes e distorcidas de Freud, a interpretação psicanalítica dos sonhos não tem relações com as interpretações místicas tão conhecidas no Brasil. O conteúdo onírico analisado pela psicanálise traz informações importantes sobre  o conteúdo latente do inconsciente.Sua simbologia rica é capaz de desvendar causas importantes das neuroses e trazer luz às possibilidades de cura.

Por enquanto fico por aqui.

Volto outro dia para falar a respeito de outras técnicas de atendimento psicoterápico e de outras teorias também.

Um comentário: