sino

sábado, 26 de novembro de 2011

Observar

Olá vocês!
Hoje voltei prá falar de um velho hábito: observar as pessoas.

Tenho essa mania desde a adolescência. Andar por aí e observar as pessoas, seus gestos, seus olhares.

E é algo interessante. Quando eu era novinha, percebia as diferenças mas não as decifrava.

Hoje é diferente! Posso quase adivinhar o que passa nos corações dos que passam por mim. Mais uma vantagem (?) da idade.... O ponto de interrogação entre aspas está ai porque muitas vezes a gente se chateia apenas por "saber" que alguém está triste não é?

Isto acontece comigo especialmente quando percebo tristeza ou descontentamento nos olhos de jovens.





Vejam as mulheres. Sempre me chamaram a atenção os olhares delas. Antigamente, era mais simples, as mais jovens sempre tinham os olhos límpidos, com um brilho especial. Conforme observasse mulheres mais velhas, os olhos perdiam o brilho e sua expressão era meio vaga, meio longínqua...









Hoje sei exatamente do que se trata!

Sabe aquela coisa de que "os olhos são espelhos da alma"?

Pois é, são mesmo. Pode apostar comigo. Olhe para os olhos das mulheres que você conhece e das que apenas passam por você. Os olhos distantes, sem brilho viveram decepções, especialmente as amorosas. E sentem-se injustiçadas, machucadas e principalmente tornam-se arredias.

As de olhos vibrantes, brilhantes das duas uma: Encontraram um grande amor logo cedo e ficaram com ele (o tal viveram felizes para sempre) ou são aquelas mulheres que como eu, mesmo com uma série de despedidas, traições ou desamores acreditam na vida, no aproveitar seus dias de forma positiva. Também são aquelas que não culpam o outro. Que sabem que as perdas e ganhos podem ser indicações de caminhos futuros...

Infelizmente, ao contrário de quando eu era adolescente, hoje percebo "olhos opacos" em mulheres cada vez mais jovens! O que será que está acontecendo?

Outra coisa que pode ter a ver com isso tudo e que também adoro observar são os casais.



  Preste atenção! Quando você passar por um casal na rua, no shopping, em qualquer lugar, repare! Nós falamos muuuiiitttooo!


Não estou dizendo que devemos ficar mudas. Não é isso. Mas será possível que mesmo depois de centenas de livros que tentam explicar as diferenças entre os homens e as mulheres nós não aprendemos?

Não, eles também gostam de conversar e de nos ouvir, mas não durante o jogo de futebol ou quando estavam pensando em dormir...

Também detestam a tal DR (discutir a relação).

E afinal? Pra que continuamos insistindo nisso?

E não me venha falar em diálogo porque em geral não é o que fazemos. Colocamos nossos pontos de vista e o que esperamos deles é um simples e básico eco. Se discordarem ou ignorarem qualquer detalhe, ficamos bravas ou magoadas e ai piora tudo, porque se tem uma coisa com a qual eles não sabem lidar é com nossa sensibilidade, nossos mimimis!

Bons relacionamentos dependem sim de conversas, de entendimentos e até de regras claras.

Mas isto não quer dizer que não tenhamos formas de demonstrar a aceitação do "modelo" de relação adotado através do simples viver, das atitudes, do respeito aos momentos do outro.


Falem mulheres! Mas respirem entre uma frase e outra!

Deem ao cara aí do seu lado a chance de falar também, de mudar de assunto ou de te contar alguma coisa!

Ele não nota seu vestido novo, mas gosta de vê-la nele... Não é isso o que importa?

Pensem nisso,

Beijos,

Clara