sino

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Amigos Imaginários

Amigos imaginários.... termo conhecido de pais, psicólogos e professores de crianças pequenas até os 6, 7 anos.





São aqueles seres que a criança "inventa" e com quem conversam, trocam confidências, brincam...

Nesa fase, isso é considerado normal, dá mais segurança, espanta uma eventual solidão. Mas também pode esconder uma falta de atenção por parte dos pais, da família.

Mas, com o tempo e apoio dos adultos eles vão perdendo seu lugar para os amigos reais.

Pois bem. Até há pouco tempo, isso era fato corriqueiro entre crianças e em menor proporção entre adolescentes.

Com o surgimento das redes sociais, muita coisa no mundo mudou.

O que ninguem esperava era que adultos passassem a ser acusados de estarem às voltas com amigos imaginários!

Foi isso que eu disse mesmo.  Há entre os adultos que tem filhos adolescentes e adultos, uma epidemia desta fantasia.

Ao menos na opinião dos tais filhos!

Eles se referem como imaginários ou inexistenntes aos amigos que seus pais, tios e avós fazem através das redes sociais! Dizem que os adultos de suas vidas estão fantasiando, estão envolvidos com gente que não existem ou que ao menos nunca se tornarão materiais, seres vivos ali, na sua frente. Isso sem contar os comentários sobre nossa "ingenuidade", sobre o risco de envolvimento com pessoas que não são o que parecem quando nas redes.

Tá, o risco existe sim, as notícias estão aí prá quem quiser ver.

E isso me lembra dos perigos trazidos pela generalização. As teorias psicanalíticas (que estudam as fantasias e as relações) e as de investigação policial (que estuda as arapucas criadas por estelionatários), não devem ser vistas como verdades absolutas no mundo contemporâneo. Precisam estar ao nosso alcance sim, mas para analisar e auxiliar pessoas que são incapazes de ler nas entrelinhas, que se deixam envolver cegamente sem obserrvar antes a consistência do que se diz ou se faz no mundo virtual.

Tenho observado atentamente este fenômeno há pelo menos 2 anos e digo à vocês filhos, netos e sobrinhos : A experiência de "seus adultos" (ou velhos, se preferirem). valeu de alguma coisa para a maioria!

Falo em meu nome e em nome de vários amigos imaginários!

Depois de entrar nas redes sociais e conviver virtualmente com meus seguidores, começaram a surgir relações que se mostraram mais densas, mais "próximas" Pessoas com quem passei a discutir assuntos que muitas vezes não comentava nem com a família. Sim, porque muitas vezes os que nos são muito próximos botam prá funcionar os pré conceitos que tem sobre nós, em geral baseados em experiências antigas e muito emocionais, e passam a não nos dar credito em nossos atos ou opiniões.

Será medo ou apenas um choque diante das novas atitudes dos "velhos"?

Ou será que a comparação entre as velhas e as novas gerações os faz ter receio em desenvolver relações saudáveis? Sim pq entre os mais velhos, há muito mais casos de amizades duradouras do que entre os mais jovens.... O tal do bullying antigamente, com o tempo deixava de massacrar a vítima e passava a trazer lembranças até agradáveis e conscientes do mal que causava e da ignorância que continham.

Falo por mim e por muitos amigos. As nossas relações, aos poucos foram saindo do virtual. Oportunidades foram surgindo para que os tais amigos imaginários se encontrassem na vida real.

Nessas ocasiões, em geral situações de encontros sociais, pudemos nos conhecer melhor e pasmem, constatar que aquelas pessoas eram aquilo que pensávamos mesmo! E os encontros reais se repetiram e, como na vida real, alguns se transformaram em amizades reais!

Com alguns dos amigos imaginários, houve oportunidae de encontros mais longos, de 2, 3 dias, onde a oportunidade de conhecimento mútuo aumentou muito. Nesses casos, a amizaade consolidou-se, tornou-se mais forte e real do que muitas feitas da forma tradicional. Conhecemos a família dos imaginários, seus sucessos e fracassos, seus sentimentos, suas angústias. E.... há carinho e respeito reais! 

Isso não é maravilhoso?

Há "brigas", discussões, discordâncias, ciúmes e coisas assim também, é claro. Por quê? Oras! Porque essas relações NÃO são imaginárias nem inexistentes, são muito reais e carregadas de emoção.  

Há também equívocos e decepções. Eu particularmente tive poucas. Deve haver quem tenha tido várias, mas ainda não tive conhecimento disso.

O que é importante registrar é que o mundo mudou definitivamente nos últimos tempos. Serão necessárias observações atentas sobre a nova sociedade, sobre as nnovas relações.

Quem sabe não terá sido necessário o surgimento de uma torre, uma tela e algumas ferramentas para fazer com que a humanidade retome seu caminho de convivência, de relações produtivas?

O que posso garantir, ao menos no meu caso é que peço ao universo todos os dias que me dê cada vez mais Amigos Imaginários como aqueles que conquistei!

3 comentários:

  1. Oi, Patrícia, muito bom falar sobre isso, pois eu era radicalmente contra amizades em redes sociais. Mas com o tempo meus filhos foram encorajando e abrindo espaço para que hoje eu pudesse contar com muitos amigos, e você está entre eles. Pude perceber que são amigos 'reais', de carne e osso, com sentimentos e emoções. Vejo as fotos e vídeos dos encontros que acontecem em eventos e isso tudo faz parte do nosso cotidiano. Não é imaginação, não! Muito bom estar na vida de vocês também, ver que estão sempre em grupo tornando a vida bem dinâmica. Isso é bom demais! São novos tempos!!!

    Do imaginário para o real, lá vamos nós!
    \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  2. Patricia, concordo com tudo que você escreveu. É muito bom ter você como uma amiga virtual que virou real.
    Parabéns pelo texto.
    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Olá Patricia!
    Amizade virtual foi valorizada de forma excepcional neste texto. Parabéns por descrever aspectos tão profundos que nascem neste mundo virtual.Profundidade que supre a distância que muitas vezes separam estes amigos virtuais.Fiquei encantado com suas palavras, e diria que torcendo para construir uma amizade com alguém especial como vc.Só o fato de tê-la como amiga virtual me deixa orgulhoso a cada dia.E as palavras digitadas possa constrir uma amizade mais sólida,Isto pelo menos é a minha profunda vontade.
    Um abração e este blog é supimpa!

    ResponderExcluir