sino

sexta-feira, 15 de abril de 2011

7 OS CAMINHOS DA FÉ

OS CAMINHOS DA FÉ:





 


 





Fé significa a confiança, a crença, o acreditar em algo que não se pode provar. Algo que não é possível materializar ou encaixar-se no princípio científico básico de possibilidade de repetição absolutamente idêntica e controlada de uma determinada situação ou fenômeno.

O maior alvo da fé humana está no conceito de Deus.

Não há nada no mundo mais capaz de criar confusões e grandes discórdias, do que tentar discutir este conceito.

Mas é preciso lembrar, que além da fé, existe uma possibilidade menos ferrenha: o acreditar. Pode-se não ter a fé em si, aquela coisa indiscutível e inabalável, mas pode-se acreditar na possibilidade da existência de algo.

É mais ou menos a situação das pessoas que acreditam ou não na existência de “ETs”. Não há ainda nenhuma prova da existência de formas humanóides em outros planetas ou galáxias, mas muitos alegam ter tido visões ou contatos reais com seres assim. Eu, pessoalmente, costumo dizer que só vou acreditar no dia que acontecer comigo! Mas isto não significa que estou duvidando daqueles que afirmam ter passado por esta experiência. Dizer que duvido do que eles dizem, seria como duvidar dos relatos de viagem de alguém a um lugar que eu desconheça.

Outro aspecto controverso sobre Deus é a questão do antropomorfismo. Aqui, a influência das escrituras é grande. Há o registro de que Deus criou o homem sua imagem e semelhança. Esta inscrição levou a maior parte da humanidade a ter uma imagem de Deus como um ser igual, com as mesmas características do ser humano. E do sexo masculino.

Algumas religiões, politeístas, tem figuras divinas representadas por homens, mulheres e até por animais. E seus seguidores tem fé.

Outros tem fé nos princípios de uma determinada orientação filosófica e não em um representante todo poderoso.



Alguns vêem em Deus um ser ditatorial, outros de extrema benevolência.

Respeitam-se as figuras de Buda, Mohamed, Abraão, Krishina e milhares de outros seres chamados divinos, dependendo da cultura e da religião de cada parte do planeta.

Sem dúvida, um dos seres divinizados mais importantes foi Jesus Cristo. Mas cabe lembrar, que Cristo entre todos os outros que despertaram a fé humana, foi o que esteve entre nós em tempos mais recentes. Assim, não nos é possível ignorar, que suas palavras e ações, derivavam de outros tempos e seria mais lógico que os Cristãos, arrefecessem sua postura de donos da verdade.

Calma, não precisam me arrastar para a fogueira. Meu foco aqui é só lembrar pequenos pontos essenciais para compreendermos nosso comportamento, sempre buscando uma forma de nos guiarmos para o caminho da felicidade pessoal e da paz no mundo.

O que é preciso entender, é que as religiões nos ditam normas, que por conseqüência de nossa fé na instituição e no Deus que ela representa (independente do nome que ele tenha prá você), adotamos e procuramos obedecer. E isso vem de longuíssima data.

Algumas religiões são há séculos mantidas na forma original, sem “atualizações”.

Outras, na busca de facilitar a convivência dos fiéis nas condições do mundo atual, vão fazendo alterações ao longo dos tempos, mas mantendo sua essência original.

Voltando à derivação das leis humanas, quem não se lembra de já ter visto um réu ou uma testemunha fazer um juramento sobre a Bíblia? Aquilo significa uma “garantia” de que somente a verdade será declarada. Esse fato demonstra a importância da fé em nossa sociedade.



Um comentário:

  1. Palavras sempre ditas de forma sincera e baseada na verdade. E serve para lembrar: Fé cega, faca amolada!
    Parabén!

    ResponderExcluir