sino

sábado, 18 de dezembro de 2010

Encontros

Falam muito por aí das relações virtuais. Há teses, pesquisas artigos. Milhões de palavras que tendem a nos convencer de que as redes sociais  fazem com que fiquemos cada dia mais superficiais nos relacionamentos, mais afastados do mundo.
Já há algum tempo que não me sinto à vontade com essas opiniões.
Sou do tempo em que poucos tinham telefone, do tempo do correio, no máximo do fax! Por isso, não foi muito tranquilo aderir às redes sociais. Mas, com ajuda dos filhos isso acabou acontecendo. No início, achava um tanto estranho, não sabia direito o que fazer e ainda havia a preocupação com o contato com gente que na verdade não conhecia, afinal, todos os dias lemos ou vemos na TV alertas sobre o perigo dessas relações.
Hoje, sei que como na vida "real" é uma simples questão de bom senso. Vc conhece alguém pessoalmente, e só com o tempo vai identificar afinidades ou não. Nas redes sociais também é assim.
A cada dia tenho mais certeza de que os relacionamentos que fiz especialmente no twitter são reais.
Tenho um carinho e uma admiração por algumas pessoas (ou deveria dizer @s?), tão sinceros e reais quanto os que tenho com amigos pessoais. Me preocupo por eles, torço por suas vitórias, me disponho a ouvir o que tem a dizer em qualquer situação. E vejo reciprocidade da parte deles.
Além disso, em que situação real poderíamos ganhar de uma vez mais de 1000 amigos? Tá certo que não nos "aproximamos" de todos. Digo aproximamos entre aspas pois a maioria, não conheço pessoalmente já que todos temos compromissos, moramos longe, alguns em outros estados ou até países. Mas, digo com tranquilidade, que em 1 ano e poucos meses, ganhei aí uns 80 grandes amigos, prá todo tipo de desabafo, divisão de alegrias e tudo o mais que se faz com quem se gosta.
Aí, tem aqueles que depois do contato virtual, acabamos conhecendo pessoalmente. E que maravilha sentir no olhar, no abraço, que aquela relação virtual realmente criou vínculos afetivos!
Hoje mesmo, participei de mais um encontro com amigos doTwitter. E mau sabem eles o quanto foi complexo prá mim estar com lá, por diversos motivos. Mas enfrentei chuva, uma ladeira escorregadia, o tempo exíguo para encontra-los.
E foi muito bom. Meu coração está "mexido", já estou sonhando com novos encontros, já sinto saudade.
Foi um encontro, do tipo verdadeiro.
Grande abraços aos meus amigos virtuais e aos que já se tornaram pessoais. Adoro vocês!

9 comentários:

  1. Obrigada, minha querida amiga. Vc disse tudo. Esse carinho que estamos experimentando tem sido pra lá de real. Vc é muito especial. Beijinhos !!! Sandra ABO Calasans

    ResponderExcluir
  2. É verdade amiga, nossa relação de amizade virtual é muito mais intensa e verdadeira do que muitas amizades reais. No twitter e no blog compartilhei nesse ano grandes tristezas e alegrias, lutamos por um ideal democrático. Fico feliz em fazer parte do seu circulo de amigos virtuais. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Esse encontro deve ter sido mt bom e estou com uma inveja (boa) de vcs. Rs rs rs... Espero que um dia, eu possa conhecer vc e outros amigos virtuais.
    Esse ano de 2010 foi especial. Entrei no twitter em abril, bem timidamente e aos poucos fui me acostumando e cada vez curtindo mais. Td ficou mais dinâmico a minha volta e hoje é difícil ficar um dia off. Mt me alegra fazer parte de um grupo tão bacana. Gosto mt dos seus posts. Desejo um Ano Novo maravilhoso p/vc e tds que vc ama.

    Bjs,
    Tania Dias

    ResponderExcluir
  4. Patricia!!!!Voçê é D+!!!
    Adoro seu jeito de escrever,direta,objetiva e sempre com muito sentimento.Sentimento é tudo.Virtual ou no real o importante é ser e fazer feliz.Conte comigo sempre. S2

    Abração.
    Roberto Laranjeira

    ResponderExcluir
  5. exatamenteeeeeeeeeeeeeeeeee
    falou atudo amore
    hehehe eu tamb curto p demais nosso twittencontros rsrsrsr
    amo vc baby e bom saber q vc sabe e acredito em vc huhuhuhuuhuhuhuhuhuhu
    #amo
    bjusoleu
    @solbrasill
    FELIZ VIDA!

    ResponderExcluir
  6. Querida Patrícia

    Nada como a emoção ao encontrar seres humanos que são muito mais que um avatar na Telinha.
    Bjs em seu coração.
    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  7. Patrícia,

    Você tem toda a razão. Apesar da minha timidez nas redes sociais esse ano foi muito bom para conhecer e reconhecer amigos. Eu e a Ju te adoramos.
    Beijos lindona!

    ResponderExcluir
  8. Patricia querida

    Nem sei o que dizer diante de tanta sinceridade.
    Para mim, esse encontro no final de semana, foi super especial, pois conheci além de outros amigos virtuais, conheci você, essa pessoa maravilhosa. Que bom que já passamos do virtual para o real.
    Saudades.
    Beijos
    Odila

    ResponderExcluir